Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Estudo Bíblico - 01 - A Parábola do Semeador

  A Parábola do Semeador

 Mateus 13:1-9 – “Tendo Jesus saído de casa, naquele mesmo dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Grifo Nosso)

Marcos 4:14-20 – “O que semeia, semeia a palavra; E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.”

 

Introdução:

         NAQUELE MESMO DIA

            “Saindo Jesus de casa, assentou-se a beira-mar; E grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E muitas coisas lhes falou por parábolas, e dizia: - Eis que o semeador saiu a semear.”

            Naquele mesmo dia

Dia de amarga polêmica quando os discípulos comiam do trigo que esfregavam com as mãos, num dia de sábado. Em dia de outro sábado, quando Jesus restabeleceu a mão ressequida de um homem na sinagoga e os murmuradores religiosos começaram a maquinar como tirar-lhe a vida. Mateus 12:14 – “E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem”. Foi quando, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o acompanharam e a todos curou.

Jesus havia rompido com as autoridades religiosas para cumprir incansavelmente a sublime e indispensável obra d’Aquele que o enviara, cumprindo o que está escrito em Eclesiastes 11:6 – “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”

 Mateus 13:2 – “Entrou num barco”.

- Entrou num barco. Num barco e não no barco.

- Barco, encostado na terra como seu púlpito.

Nota: Todos nós temos um púlpito para anunciar a Palavra. Mas para o Senhor que não tinha onde reclinar a cabeça não lhe prepararam coisa alguma. Todavia ele preparou a cada um de nós, como o seu púlpito, falando para os nossos corações, lançando a preciosa semente para que Ele possa falar através de seus porta-vozes a Palavra revelada sem os acréscimos e omissões. (A boca fala do que o coração está cheio.)

- Palavra proferida às multidões, mas também aos seus discípulos. Palavra revelada, revelando coisas novas.

 Marcos 4:14 – “A semente é a Palavra de Deus”.

- O que semeia, semeia a Palavra em todas as qualidades de terra. Semeia a Palavra sem observar o vento nem as nuvens. Isto é: Semeia a Palavra, não suas próprias ideias e opiniões. Não desperdiça o tempo censurando qualquer uma das várias seitas do mundo.

- Boa audição e tão essencial como boa pregação. A fé, vem pelo ouvir, e, o ouvir da Palavra de Deus. 

Marcos 4:15 – “Os que estão junto do caminho”.

- Junto do caminho e não no caminho.

- Coração endurecido como a terra pisada a beira do caminho. Na verdade, somente o transitório, terra interessa. Para estes, tanto faz; a glória e as bênçãos dos céus e o horror do inferno não significam coisa alguma. Vem as aves dos céus e as comem. Cantares 2:12 – Aparecem as aves cantando e apresentando um enganoso jardim. São as falsas doutrinas sem nenhum respaldo bíblico, não crendo conforme diz as Escrituras. Somente aparência, formalidades exteriores que impedem o ouvir a voz da rola. Satanás tira a palavra semeada nos seus corações.

 

A semente semeada em solo a beira do caminho:

- Aqui, vemos não somente os maus, mais os indiferentes e todos os que não deixam a semente penetrar. São os que não se interessam porque os corações estão endurecidos.

- E corações endurecidos e não quebrantados, não tem nenhum valor para a fé que salva. Não entendem que somente a Palavra de Deus enriquece a alma. Temos que estudá-la para compreendê-la. João 5:39-40 - “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida”.

Marcos 4:16 – “Que recebeu a semente sobre pedregais”.

Pedregais - Terra sobre rocha. Nasce logo porque não há profundidade de solo. São os pecadores (alguns) que ouvindo a Palavra logo a recebem com alegria. Aceitam-na SUPERFICIALMENTE. Não há profundidade de experiências.

Superficialidade – Sem constância, sem estabilidade não tem perseverança.

Pedras – Muitos fundamentos, não assumem nenhum comprometimento com a Palavra.

 Marcos 4:18 – “Semente entre os espinhos”.

Este solo é bom, é fofo e tem profundidade. Quer dizer que o coração é aberto e dotado de muito talento.

- Mas não pode produzir trigo e joio juntos.

Erro de muitos – Esperar que a Palavra de Deus sufoque os espinhos. Absolutamente não! Temos que capinar nosso coração.

Quem são estes?

1. Os que deixam “os cuidados do mundo” sufocar a Palavra.

2. Os que deixam “as riquezas” sufocarem a Palavra.

3. Os que deixam “as ambições de outras coisas” sufocar a Palavra.

4. Os que deixam “os deleites da vida” sufocarem a Palavra.

Nota: São todos os crentes que estão tão ocupados, que não acham tempo para orar, ler a Palavra de Deus e ensiná-la aos filhos.

Agenda lotada de tanta coisa que não sobra lugar para o Reino de Deus, que está longe de ocupar o primeiro lugar. Este na verdade já é resto, isto, se já não acabou até o restinho. Não entendem João 15:5 – “Sem mim, nada podeis fazer”.   

- Doutrina da prosperidade sedutora.

- Somente Laodiceia Interessa.

- Não priorizam a obra de Deus.

- Estão tão entorpecidos que ignoram que tudo que possuem não tem poder para prolongamento de um dia de vida. É uma escolha ERRADA.

 Marcos 4:20 – “A Semente semeada em boa terra”.

       1. Coração lavrado por Deus, e os espinhos arrancados.

2. Os que ouvem a Palavra e a praticam.

3. Os que produzem fruto, o que representa o grande alvo do SEMEADOR.

 

 Finalizando –

- Apesar de o solo material não ter culpa se estiver duro, cheio de pedras e infestado de espinhos; nós, no espiritual somos responsáveis se o nosso coração estiver:

1. Endurecido - Se não estiver aberto para a Palavra de Deus.

2. Cheio de Pedras – Mistura. Sem separação, que quer dizer separado para fazer a vontade de Deus.

3. Sufocado ou infestado de espinhos – Se deixarmos as coisas transitórias – terrestres sufocarem a Palavra de Deus.

- Encerrando, dizendo, que cada um pergunte a si mesmo: - Meu coração está em condições para produzir CEM por UM, ou Sessenta por Um, ou mesmo Trinta por Um?

Bispo Emir Castro de Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário