Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO 24 - O Juiz que se fez advogado e o Advogado que se tornou juiz

 O Juiz que se fez advogado e o Advogado que se tornou juiz

            “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:16-26

             Nota:

            Paracleto – Quer dizer intercessor, consolador, advogado.

            Consolador - “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

            João 15:26,27 – “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.”

            João 16:7 – “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vô-lo enviarei.”

            João 16:15 – “Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar.

             VIDA ETERNA

            João 17:3-5 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

            Jesus Cristo como advogado

            1 João 2:1 – “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

            Jesus Cristo com o juiz

            “Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E O PAI A NINGUÉM JULGA, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E LHE DEU AUTORIDADE PARA JULGAR, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” João 5:19-30 (grifo nosso)

            Mateus 9:6 – “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

            Nota:

            Embora a expressão Filho do Homem seja uma referência a humanidade de Jesus, isto não nega em hipótese nenhuma, Sua autoridade divina. Jesus não deixou de ser Deus. Sua encarnação foi realizada por Ele mesmo. Ele se fez carne e sangue, e não foi feito como o primeiro Adão, do pó da terra, barro; Ele Jesus, Jesus é o Oleiro que se fez barro, apenas somou a humanidade, a sua origem divina, conforme lemos em Mateus 16:15-17 – “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

            Mateus 24:27 – “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

            Efésios 4:22-24 – “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

            Nota:

            Segundo nosso entendimento, lendo em Gênesis 1:26,27 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

            João 1:1-4 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

            Nota:

            2 Coríntios 4:4 – “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (grifo nosso)

            Colossenses 1:13-15 – “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (grifo nosso)

            Nota:

            Segundo o nosso entendimento.

            1) O primeiro homem da terra, foi criado a imagem do Primeiro e Último Homem do Céu, auto-existente.

            2) Receberemos em breve, a imagem e semelhança do Filho de Deus, quando revestidos seremos, do corpo incorruptível e imortal, que é o corpo da Sua glória. AMÉM!

            João 15:1,2 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

            Nota: Jesus propôs esta alegoria, falando sobre a videira verdadeira, porque Israel era a videira de Deus no Antigo Testamento, conforme lemos no Livro de Salmos 80:8-12 – “Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste. Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra. Com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus sarmentos, os cedros de Deus. Estendeu ela a sua ramagem até ao mar e os seus rebentos, até ao rio. Por que lhe derrubaste as cercas, de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho?

            Nota:

            Videira – Era sempre tida como símbolo de Israel, mas só na pessoa de Jesus Cristo que compreendemos a plenitude do simbolismo que nos mostra um ramo que não tem valor algum quando separado do tronco, que é o Senhor Jesus Cristo.

            Desde o Mediterrâneo até o Eufrates estendia-se o reino de Israel, no tempo de sua prosperidade política, no ano de 950 a.c.

            Ninguém pode afligir o povo de Deus, até que sua própria infidelidade o separe da proteção divina e, em tal caso, ninguém é fraco demais para afligi-lo.

 

A Parábola da Vinha

            Isaías 5:1-7 - “Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada; E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.

            A princípio, formam um pequeno cântico de amor, que revela o prazer que Deus tem no novo povo escolhido, e no fim, mostra a ingratidão daquele povo para com Ele, e suas consequências conforme lemos em Lucas 20:18 – “Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

            Nota: Enquanto Israel foi visto em termos de degeneração e destruição, falhando na missão de produzir o fruto desejado; o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Israel, substituindo essa nação na missão de trazer salvação ao mundo, conforme vemos em Gálatas 3:16 – “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.

            João 15:1 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

            Nota: A nossa união com o Senhor Jesus Cristo, consiste em sermos membros d’Ele, como a videira e seus ramos.

            Como membros de seu corpo, temos que evitar a falsidade em palavras, em ações, quando tudo é possível àquele que é instruído na verdade de João 8:32-36 – “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” É quando entendemos que os crentes que estão arraigados em Cristo, nunca têm direito de cair no desespero. Tudo que é oriundo da raiz que está no Céu é para sustento dos ramos. E quando estão fracos, então estão fortes, como lemos em 2 Coríntios 12:9,10 – “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

            Colossenses 1:17,18 – “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a primazia (preeminência).

            Meu Pai é o agricultor

            Foi o Pai quem plantou a videira. É Ele quem corta (castiga); É Ele quem limpa. Assim como a videira é para os ramos, assim o Senhor Jesus Cristo é a fonte que constantemente alimenta as ovelhas com a renovação do mais precioso alimento, o Pão Vivo que desceu do Céu, a Sua imutável Palavra.

            João 15:2 – “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

            Nota: O alvo da Videira com a seiva da graça, de poder e de vida é o fruto. O ramo existe para produzir fruto, do contrário Ele o corta e lança fora. O que acontece com muitos crentes que tem a vida triste, mortos no murmúrio, na vaidade, na arrogância, e, não dão frutos, foram cortados e estão secos.

            É o agricultor que limpa para produzir frutos mais abundante, é Ele que disciplina os que permanecem em Cristo. E se perseverarmos, seremos chamados amigos para participarmos das Suas revelações, e paz, e glória eterna na alma.

            O que entendemos?

            Que Jesus o Cristo imortal não recusou as leis da morte, cumprindo-as. Ele verdadeiro Deus, é também verdadeiro homem, o que se conclui que nessa união não há mentira nem engano.

            É o que, correspondem-se em uma unidade mútua, a humildade do homem e a excelsitude (sublime, muito alto e elevado) de Deus.

            Nota:  Jesus, como o Verbo de Deus não deixa de morar na glória do Pai, assim como a carne não deixa de pertencer ao gênero humano.

            Em Cristo Jesus, há uma só pessoa, Deus-homem que é o princípio que comunica a ambas as naturezas, e, as ofensas, é diferente do princípio que lhes torna comum, a glória.

            É como entendemos que em uma só Pessoa-Jesus, foram reunidas as propriedades de missão terrena na direção do Espírito Santo e na submissão espontânea assumida com o Pai, puras, irrepreensíveis e reunidas em uma só pessoa, a união de ambas as naturezas, quando vemos:

            a) A majestade que assume a humildade;

            b) A força que assumiu a fraqueza;

            c) A eternidade que assumiu a mortalidade.        

Conclusão

            E para pagar a dívida da nossa condição, a natureza inviolável uniu-se à nossa natureza violável. Desta maneira, o único e perfeito Mediador entre Deus e os homens, o homem JESUS CRISTO pôde como convinha a nossa salvação e cura, por um lado, morrer e por outro lado viver nos proporcionando mediante um novo modo de nascimento, o renascimento no segundo e último Adão-JESUS.

            O primeiro Adão pecou e desceu levando toda a humanidade a perda da glória de Deus.

            O segundo e último Adão-JESUS, desceu para salvar os pecadores e fazê-los subir em Graça, e receber a restituição da glória perdida em razão do pecado.       

RESUMO

            - A Videira Verdadeira – Jesus a Palavra encarnada.

            - Nós – Os ramos da Videira Verdadeira.

            - O Pai-Deus – Colhendo os frutos do Espírito.

            Na cruz do calvário, na hora nona, Jesus morre entregando o Seu Espírito.

            - O segundo véu do Santuário, se rompe de cima para baixo, enquanto o véu se abre de baixo para cima na carne de JESUS. É o caminho para o Céu.

            Deus que é Espírito Santo, se satisfaz com a redenção dos pecadores, e, com as dívidas e ofensas pagas a preço de sangue inocente do Cordeiro.

            É quando a Lei e a Graça se beijam.

            A Lei desce para abraçar o pecador até então rejeitado e conduzi-lo à Graça.

            Todo o julgamento foi dado ao Filho, agora na posição de Juiz. O advogado foi feito Juiz.

            Enquanto o Espírito que condenava, se tornou o advogado, intercessor e condutor dos pecadores remidos pelo sangue do Cordeiro ao advogado que julga segundo o seu escrutínio registrado no Livro da Vida. Ele Jesus, que sofreu e recebeu como paciente, a ação e cobrança nefasta de nossos pecados, agora será o agente de Apocalipse 22:13 – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último.

            Bênçãos para os que cultuaram racionalmente dentro dos princípios bíblicos e perseveraram até o fim. O Senhor Jesus o Alfa que agora se manifesta o ômega. Nós que o conhecemos como princípio de nossa única fonte vida na Palavra, com as bênçãos da perseverança estaremos com Ele no fim que na verdade não haverá mais caminhada do Alfa para o ômega, uma vez que o Princípio e o Fim se juntaram.

            O princípio, confirmado na própria Palavra, haja luz que fez separação das trevas e nos posicionou em Provérbios 4:18 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

            Provérbios 22:4 – “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.

            AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário