Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Examinai as Escrituras

   “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida.” João 5:39-40 

         Início este estudo meditando no evangelho de São João 5:39-40, quando o Senhor Jesus nos insta a examinar as Escrituras, dizendo: “porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.” 

        Entendemos indubitavelmente, a importância da Palavra de Deus revelada, sem as alterações impostas pelos homens, contrariando o que lemos na conclusão do livro de Apocalipse 22:18-19 – “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhes acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa, e das coisas que se acham escritas neste livro.” 

         Nota:

        A Árvore da Vida - Apocalipse 2:7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”

         Hoje, vemos com tristeza o envolvimento de uma Babel religiosa, semelhante ao que está registrado em Gênesis 11:3-4, quando lemos sobre os homens na planície na terra de Sinear, edificando uma cidade e uma torre tendo o céu no topo, buscando celebridade para os seus nomes. Porventura não estamos vendo estas coisas acontecerem? Quando muitos estão buscando fazer para eles um nome; mas a Igreja que vai ser arrebatada já tem o nome ímpar, singular e único, que é a Pessoa Gloriosa e Salvadora do Senhor Jesus Cristo, que nos resgatou da condenação do pecado e morte, pagando com o alto preço de seu sangue na cruz do Calvário. Ele é o verbo de Deus e sem Ele nada podemos fazer – João 15:5.

        Na 1 Epístola de Paulo aos Coríntios 11:25 – “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este Cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto em memória de mim.

         Nova Aliança – Novo Testamento. Precisamos entender a transição do velho para o novo. O velho é da terra e o novo é céu.

        Em Marcos 4:35-41, vemos os discípulos enfrentando grande tempestade e grande temporal de vento que faziam subir as ondas por cima do barco que já se enchia. Era o Mar da Galileia, mas o Senhor Jesus estava dormindo na popa sobre uma almofada.

        É maravilhoso vermos o Senhor Jesus trabalhando na bonança e descansando na tempestade. Nos faz lembrar a Arca de Noé, atirada nas grandes águas que cobriam a terra, desfrutando segurança da obediência a Palavra de Deus. Assim é a Igreja que em breve será arrebatada, o Senhor Jesus está no comando e ela romperá o mar tempestuoso do mundo atual, porque tem a promessa que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Os que realmente se mantêm nas escrituras e amam o Senhor Jesus Cristo, vencem as águas, fogo, ou quaisquer outros obstáculos; pela fé genuína na Palavra do Espírito ultrapassarão todos os obstáculos.

        Em Hebreus 12:2 – “Olhando firmemente para Jesus.”

        Assim temos a nossa Fé consumada contra as ondas perigosas de embaraços, de perseguições que visam nos enfraquecer. Mesmo na tempestade, podemos encontrar descanso pelo caminho da obediência a Sua Palavra.

        Em Mateus 11:28 – “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

        Os cegos espirituais falam de fatos e doutrinas da Bíblia sem entendimento da verdadeira revelação. Embora sendo considerados sábios, se deixam envolver pelo orgulho e, “Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça.” – 1 Pedro 5:5.

        O Senhor Jesus, aos religiosos da época, em João 8:43, diz: “Qual a razão, porque não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.”

        Vemos hoje, o perigo do não discernimento do homem segundo a Palavra e a inversão de valores da palavra segundo o homem. Quanto mais renunciarmos a nós mesmos, maior será o espaço para o Espírito Santo da Palavra se revelar em nós.

        O Senhor Jesus Cristo não pode ser misturado a outros deuses. Ele é separado, é o único que venceu a morte e prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

        Ele é a Palavra Encarnada, o Único Gerado pelo Espírito e a expressão absoluta do Amor de Deus em João 3:16 – “Por que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”, que faz a alma habitar em paz em um mundo convulsivo de grandes perturbações que adora mais a criatura do que o Criador.

        A solução para romper todo esse caos, é tão somente perseverar em Sua Palavra, que é a verdade que liberta – João 8:32 e 36 - “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

        Somente assim, exerceremos a verdadeira FÉ, confiando em Deus, sabendo que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, dos que depositam esta confiança como filhos de um Pai que assumiu a responsabilidade sobre nós e que cuida de nós. Para os que aprendem a cada dia do Senhor Jesus Cristo que é manso e humilde de coração, se libertando da soberba, mania de grandeza e vaidade, e, assim, trilham o caminho para cima, cujo pilar é o quebrantamento e a humildade, e amam mais o Senhor Jesus Cristo do que as suas próprias vidas. Ninguém engana a Deus.

        Amados leitores! Tenhamos o cuidado para não perdermos a sensibilidade da comunhão real com a Palavra do Espírito, o Verbo de Deus, que é completa e é o suporte da verdadeira obra do Espírito que resgata a alma pecadora sentenciada a morte e consequente afastamento da Árvore da Vida, para que não vivesse eternamente na desgraça do pecado da desobediência. Mas para isso, Deus na sua infinita bondade e misericórdia enviou o Seu Filho ao mundo, para salvar os pecadores.

        1 Timóteo 1:15 – “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”

        Lucas 19:10 – “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."

         Jamais podemos esquecer que o ser humano necessita de salvação antes de tudo. Temos entre muitos exemplos, o de Nicodemos, do Partido dos fariseus e membro do Sinédrio, o Supremo Conselho composto de setenta membros e mais o Sumo Sacerdote.

        Foi este conselho que condenou o Senhor Jesus Cristo a morte. Nicodemos era uma alma necessitada que precisava de um novo nascimento, o nascer da água e do Espírito. O renascimento é o passaporte para o encontro com o Senhor Jesus entre nuvens. O renascer do alto é ter vida. Aquele que tem o Filho tem a vida – 1 João 5:12Mateus 6:21 – “Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.”  

        Nos dias de hoje, vemos o interesse em falar de coisas da terra. Estão acumulando na terra e nunca se sentem saciados. Ninguém pode servir a dois Senhores. É impossível servir a Deus, se servirmos às riquezas como deuses. Precisamos viver o transitório mandando para o eterno que é o nosso alvo, tendo o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar. João 15:5 – sem Jesus, nada podemos fazer. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

        A revelação da verdadeira fidelidade ao Senhor Jesus Cristo é desconfiarmos de nós mesmos e depositarmos inteira FÉ n’Ele.

        Quando cuidamos estar de pé, é quando caímos – 1 Coríntios 10:12 - “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”  Quando fracos, então somos fortes – 2 Coríntios 12:10 – “Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”

        Em nossas orações, devemos interceder primeiramente por nós mesmos, do contrário, não alcançaremos coisa alguma para o próximo.

        A nossa posição espiritual é aos pés do Senhor Jesus Cristo como servo, reconhecendo-O como Senhor de todos. É como criatura, reconhecendo-O como o Criador. É como pecador aceitando-O como único e suficiente Salvador.

        Ele é o Emanuel que veio em carne e sangue, como lemos em Isaías 53. Ele sentiu nossas dores como um ser humano e conhece as nossas reais necessidades. E com todo o poder que lhe foi dado nos céus e na terra, pode nos atender e suprir todas as nossas necessidades, nos libertando de todos os ataques do adversário.

        A maior necessidade da humanidade é PAZ. Em João 14:27 – “Deixo-vos a PAZ, a minha paz vos dou; não vô-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

         Deixou-nos por herança o que era infinitamente melhor e de profundo valor, a Sua paz. Tenhamos cuidado, amados leitores, para não andarmos com o coração turbado depois do que o Senhor Jesus Cristo fez para nos conceder Sua perfeita paz.

        Regozijemo-nos na consumação da Sua obra amando-O como lemos em João 14:23-24 - “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.”

        O servo de Deus deve esforçar-se para permanecer em Cristo, reconhecendo o perigo de se ligar ao mundanismo, à política ou qualquer outra coisa que possa afastá-lo da comunhão; o que acontecendo, torna a existência sem sentido, monótona e muito difícil, podendo levar a depressão.

        A nossa real felicidade é poder dizer na hora da saída deste mundo: missão cumprida no que o Senhor me confiou para fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário