Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 08 - Exaltar-se diante de Deus é submeter-se ao diabo

 Exaltar-se diante de Deus é submeter-se ao diabo

       “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:6-10

            Lucas 17:20,21 – “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

 

Visível aparência

            O Reino de Deus não depende de ritos externos, mas recebe-lo no coração.

            Nota: Jesus nos conhece muito mais do que o conhecemos. Há necessidade de submissão e obediência para adquirirmos a verdadeira fé que vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus que é revelada, sem os acréscimos e omissões humanas.

            Hoje: Fé somente nos milagres físicos, aparentes.

 

Exemplos de fé genuína – Patriarca Jó

            Resumo:
            - Jó creu primeiro em Deus.

            - Jó creu no contexto de sua caminhada. Ruínas.

            Deus conhecia muito bem a Jó e testemunhou a seu respeito.

            - Jó não perdeu a sua fé nas ruínas de tantas perdas e pode receber em dobro a restauração de todos os danos.

            Quando nos dirigimos ao Senhor Jesus, Ele, que conhece as nossas necessidades, usa o seu poder com compaixão.

            - Jó se manteve submisso a Deus, até no monturo onde raspava a sua lepra com um caco. Na doença que o levou ao isolamento sem esperança, esperando a morte, mas sabendo e testemunhando que o seu Redentor vive. Aleluia!

            Jó 19:25-27 – “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

            Jó não confiava nos seus bens, mas no Senhor que o abençoou e sem aparência viu o Senhor e pôde dizer: Agora que os meus olhos te veem eu me arrependo e me abomino até ao pó e as cinzas.

            - Jó nos deixa a preciosa lição que uma coisa é esperar no Senhor e do Senhor para receber e conquistar, e outra muito mais sublime, é esperar o Senhor, como Bem Maior que nunca será tirado.

            Obs.: Os males que nos afetam são de nossas próprias escolhas

            2 Pedro 2:1-3 - “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

            2 Timóteo 3:1-4 e 12,13 – “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus... E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.”

 

Que impressionante lição!

            - Jó não desistiu do Senhor ou o negou em momento algum.

            - Pedro o negou, isto é, desistiu de Jesus, mas Jesus não desistiu de Pedro. Ele nunca desiste de nós.

            - Pedro era um EGOCÊNTRICO, afoito.

            Deus já tinha escolhido a Pedro para ser um líder que não podia ser uma maldição, mas uma bênção.

            Hoje vemos líderes que levam muitos para a maldição em todos os seguimentos, incluindo o religioso.

            Quem são eles?

            São os arrogantes que escondem a glória do Sol da Justiça para manifestar a glória própria.

            São estrelas no sentido de usurpação, que aparecem nos holofotes humanos da vaidade, dos determinismos do EGO, enquanto Jesus o Sol da Justiça foi deixado para trás.

            Deixam a Boca de Deus que é a verdade, para a boca própria com suas vaidades.

            Esquecem-se que as verdadeiras estrelas, líderes das igrejas de Apocalipse, o Senhor os tem como estrelas para brilhar na escuridão deste mundo de pecado, trevas, abominações e toda a sorte de iniquidade. Não com luz própria e sim derivada do Sol da Justiça – JESUS.

            É a igreja, não mais como modelo para alcançar os perdidos, mas tendo o mundo como modelo seu modelo. Somente o material, as riquezas, o terrestre, transitório interessam.

            São os arrogantes de Provérbios 16:5, abomináveis ao Senhor.

            Provérbios 16:5 – “Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.

 

A Palavra de Deus revelada          

            A falta de unção na revelação da Palavra de Deus, endurece os corações.

            Exemplo de unção revelada:

            1 Reis 17:1-4 – “Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

 

Humildade de Elias

            Ele não questionou sobre os garçons que iriam servi-lo. Era proibido pela Lei Judaica comer a carne de corvos, ave considerada imunda e carnívora, mas Elias pode comer a carne levada por essas aves.

            Levítico 11:13-15 – “Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, e o milhano, e o abutre segundo a sua espécie. Todo o corvo segundo a sua espécie...”

            Nota:

            No Velho Testamento tudo dependia de o homem fazer.

            No Novo Testamento tudo depende de Deus fazer no homem.

            Precisamos entender que Deus não necessita do que o homem de si mesmo faz; mas sim, do que Ele pode fazer do homem para sua própria edificação, salvação e unção.

            João 15:5 – “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

            O que entendemos que ninguém está preparado para a liderança e dedicar a sua vida à salvação das almas, se não aprender antes a viver na humilde dependência do Senhor Jesus Cristo.

             O líder precisa estar preparado para romper as perseguições. João 15:18-20 – “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

            Nota: O Senhor falou que no mundo teríamos aflições, mas prometeu que Ele estaria conosco. Ele está com cada um de nós.

            João 16:33 – “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

 

Encerrando

            O líder necessita ser humilde de coração para ter a tranquilidade da alma.

            Provérbios 16:5 – “Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.

            Provérbios 18:12 – “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.

            Provérbios 24:10 – “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

            Provérbios 24:21,22 – “Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei, e não te ponhas com os que buscam mudanças, porque de repente se levantará a sua destruição, e a ruína de ambos, quem o sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário