Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 22 - Humildade - Descanso

  Humildade  - Descanso

            “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

            Provérbios 15:33 – “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.

            Provérbios 29:23 – “A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.

            Atos 20:19 – “Servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram,

            Nota:

            Vinde a mim –

            - O convite é para todos os que estão cansados por causa do pecado. Em João 8:34 – “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

            - O convite é para vir a Jesus sem intermediários.

            - O convite é para se rejeitar o jugo cruel do mundo e do pecado.

            - O convite é para oferecer alivio a alma.

            O descanso proporcionado por Jesus é precedente ao aprendizado de Sua mansidão e humildade. Pra desfrutarmos dessa benção é necessário manifestar o sentimento de nossa fraqueza e nenhum mérito.

            Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

            Nota:

            A verdadeira humildade, não vem pela simples falta de bens materiais, e, sim, por buscar a mansidão se dobrando à vontade de Deus. É a negação da própria vontade e egolatria, para fazer a vontade de Deus.

            Mateus 23:11,12 – “Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.”      Lucas 1:52,53 – “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.

            Nota:

            Encheu de bens - Efésios 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”

            - Regiões celestiais com Cristo – É a garantia da qualidade de vida que teremos no Céu. Vida eterna de glória.

            Tiago 4:10 – “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.”

            - O que entendemos que exaltar-se diante de Deus é submeter-se ao diabo com consequente afastamento d’Ele.

            Tiago 4:6,7 – “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

            - Entendemos que o Senhor Jesus espera que na nossa humildade possamos adquirir uma completa fidelidade com Ele. O anseio do Senhor é uma completa fidelidade de nossa parte.

            Salmos 36:5 – “A tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até às nuvens, a tua fidelidade.

            Nota:

            A maior alegria para um pecador, é poder desviar o seu olhar de sua própria e decaída pessoa, para poder contemplar a revelação que Deus transmite de si mesmo.

            O amor de Deus é tão grande que ninguém pôde ainda compreender, por ser fraco, ignorante, humano.

            Como entender que a misericórdia, a fidelidade, a retidão e os juízos de Deus fazem parte integrante do Seu amor? Romanos 8:28 – “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

            Nota:

            Entendemos que a ação do verbo contribuir envolve a expressão “todas as coisas” se referindo aos salvos que amam a Deus, cujo resultado é oriundo da ação divina em Sua imensurável graça. Resumindo: Deus como sujeito e nós com objeto, como lemos em João 15:5 – “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jó 42:2 – “Então respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

            Nota:

           Jó reconheceu humildemente a sua pecaminosidade e uma dependência absoluta da providência divina. Que mesmo em meio aos sofrimentos, saber que pode confiar em Deus. Perdeu para receber em dobro. O que é seguir o exemplo do Senhor Jesus Cristo registrado em Hebreus 12:2 – “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

            Miquéias 6:8 – “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (grifo nosso)

            2 Crônicas 34:27 – “Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, quando ouviste as suas ameaças contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR. (grifo nosso)

            Nota:

            Quando a maldição e o castigo vêm pela desobediência à Deus, a punição é perdoada quando há verdadeiro arrependimento que é uma profunda experiência de transformação. Provérbios 28:13,14 – “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.” Provérbios 28:23 – “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.” Provérbios 11:2 – “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.

            Nota:

            Soberba – orgulho leva a insolência, causados por um alto conceito de si mesmo, egocêntrico, e um baixo conceito de outrem. O que é gravíssimo, porque se aplicarmos essa atitude às nossas relações para com Deus, fatalmente cairemos na blasfêmia e no pecado que não é perdoado, porque destrói a possibilidade de o pecador se arrepender e pedir perdão.

            Humildade, justiça e misericórdia, formam o Trio da Sublime Virtude - TSV, que é o cerne da virtude que elimina a soberba com suas nefandas consequências. Tenhamos uma mente meiga, humilde, examinando as Escrituras, seguindo suas pisaduras, o que é ter mente de Cristo Jesus o SENHOR.

        Filipenses 3:20,21 – “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (grifo nosso)

            Ezequiel 21:26 – “Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo. (grifo nosso)

            2 Crônicas 7:12-16 – “De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

            Nota:

            É revelado que o povo teria livre escolha, porém o mesmo foi advertido de que o reino e o templo seriam destruídos se houvesse desobediência e apostasia, o que é o pecado de desviar-se da fé. 1 Timóteo 4:1,2 – “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

            É quando a humilhação individual e sua confiança em Deus seriam necessárias, para que o povo pudesse receber as bênçãos divinas.

            O Povo de Israel teria que cumprir quatro condições antes de receber a restauração das bênçãos divinas:

            1) Humilhar-se;

            2) Orar;

            3) Buscar a Deus;

            4) Converter-se de seus maus caminhos.

            Nota:

            A bênção é garantida aos que se arrependem, porque os olhos, ouvidos e coração de Deus estão perpetuamente atentos a oração e adoração de Seu povo, sendo que a responsabilidade nesses assuntos é tanto individual como também coletiva.

            As promessas da aliança, é uma clara expressão da graça soberana de Deus, e se destaca pela segurança, aplicação eterna resumidas na pessoa do Senhor Jesus Cristo, cuja graça é imutável.

            Provérbios 8:13 – “O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

            Jó 35:12,13 – “Clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus. Só gritos vazios Deus não ouvirá a vaidade, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.” (grifo nosso)

            Ezequiel 7:24 – “E farei vir os piores dentre os gentios e possuirão as suas casas; e farei cessar a arrogância dos fortes, e os seus lugares santos serão profanados.” (grifo nosso)

            Nota:

       2 Coríntios 12:10 – “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (grifo nosso)

            Nota:

        O prazer que Paulo sentia nas experiências angustiantes veio diretamente da convicção de que todas elas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

 

            Considerações Finais

            2 Coríntios 4:17 – “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

            Devemos entender que as aflições sofridas, são temporárias e leves em comparação com a gloria eterna vindoura.

            Somente com humildade e perseverança podemos entender os contrastes na vida cristã. Entre o corpo fraco e o espírito renovado. Entre o presente doloroso e o futuro glorioso. Entre as coisas visíveis temporárias e as coisas invisíveis eternas, conforme lemos em 2 Coríntios 4:18 – “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 5:7 – “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

            Nota:

            Andarmos por fé, é a certeza que esse futuro glorioso nos espera e controla todas as nossas ações e atitudes. Romanos 8:24,25 – “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

            Nota:

            Somos salvos na esperança, não por esperança. A salvação é pela fé, examinando as Escrituras que nos garante a vida eterna conforme João 5:39 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”.

            Em última palavra, o Espírito nos assiste em nossa fraqueza; e intercede por nós com gemidos inexprimíveis consumando a resposta a toda oração, assim cumprindo toda a esperança. É quando podemos afirmar: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:37-39

 

            Perseverança e salvação

            Mateus 10:22 – “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

            Tiago 5:11 – “Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.

            Romanos 1:17 – “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

            Hebreus 10:38,39 – “Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.


            
Encerrando

            Justificação é o ato, pelo qual o homem, passando do pecado ao estado de graça, se torna digno da vida eterna.

            Apocalipse 2:7 e 17 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário