Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 03 - Jesus Cristo o Cordeiro de Deus

 Jesus Cristo o Cordeiro de Deus

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.” João 1:29,35 e 36


          "E
is o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

            - O Cordeiro de Deus é o centro de toda mensagem bíblica. Jesus Cristo é o Cordeiro perfeito e imaculado.

            Nota: Na noite da páscoa, vemos a representação do Cordeiro perfeito nos muitos cordeirinhos sem defeito que foram sacrificados ao anoitecer e cujo sangue foi colocado como sinal de salvação nas ombreiras e na verga da porta da casa de todo judeu que vivia no Egito. Mas Jesus Cristo é o Cordeiro perfeito para o mundo inteiro, e para todo miserável pecador individualmente que está consciente de sua própria miséria e perdição.

             Porque Jesus é chamado Cordeiro de Deus?

            1) Para revelar ao mundo o seu caráter. Um cordeiro é a imagem da inocência e pureza. Jesus Cristo é verdadeiro homem em todas as coisas, foi tentado como nós, porém sem pecado. Por isso Ele é chamado Cordeiro de Deus, conforme lemos em 1 Pedro 1:19 – “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

            1 Pedro 1:18-25 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

            Nota: Por isso só o sangue de Jesus Cristo, purifica de todo o pecado, por ser Ele sem pecado.

             2) Ele é chamado de Cordeiro de Deus para nos apontar o Seu caminho, verdade e vida, predeterminado a morrer pelos nossos pecados. Em Apocalipse 5:12 – “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” (grifo nosso)

            Jesus entregou a Sua vida voluntariamente, sabendo todas as coisas que sobre Ele haviam de vir. João 18:4 – “Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e disse-lhes: A quem buscais?

             3) Jesus é chamado Cordeiro de Deus para revelar-nos o caráter de Sua vitória, HUMILDADE.

            Nota: Vitória conquistada muito além de todos os esforços e recursos humanos. Pois o que existe mais manso; mais indefeso e mais dependente do que um cordeiro?

            - Ele foi crucificado em fraqueza. 2 Coríntios 13:4,5 – “Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós. Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

            NotaHumildade – O mais indefeso realiza o mais grandioso. Um cordeiro fraco carrega o que existe de mais pesado. O poder de Deus capacitou o fraco cordeiro a carregar o pecado do mundo. Há de se entender que não está escrito: Eis o cordeiro, mas, Eis o Cordeiro de Deus!

            2 Coríntios 12:9 – “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite (repouse) o poder de Cristo.” (grifo nosso)

            Nota: É quando entendemos que quando Deus cobre o sofrimento com Sua imensurável graça, transforma dores e sofrimentos em bênçãos, quando o orgulho é substituído por humildade. A maior humilhação do pai é o erro do filho.

            - Receber o Reino de Deus requer humildade, confiança, proximidade, o que se revela numa relação com o Senhor Jesus Cristo como a de uma criança.

            Nota:
            Necessitamos entender que tudo é emprestado e transitório. Somente na vida futura receberemos o direito de possuir, porque Jesus pagou no transitório para nos levar ao eterno.

             O que vemos no Getsêmani e na cruz?

            Getsêmani – Lugar onde ocorreu a cena da sua agonia, pelos pecados que exigiam justiça e morte de cruz.

            Nota: Instrumento de suplício, usado pelos assírios, persas, fenícios, egípcios, gregos e romanos.

            Getsêmani – Jesus tomado de pavor e angústia, anteviu claramente toda a agonia física e espiritual que estava a sua frente, onde haveria um conflito horrível com o príncipe deste mundo. João 12:31-33 – “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.

            Nota: Jesus não temeu quando viu chegado o momento fatal em que a penalidade, tão pesada de todos os pecados do mundo, seria colocada sobre Suas costas, conforme lemos no livro de Isaías 38:17 – “Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

            Isaías 53:1-12 - “Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.”

             O fruto de seu pesado trabalho na morte.

            Verso 10 e 11: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.”

            Jesus haveria de morrer, mas não ficaria sem ver o fruto da Sua morte, pois depois de Sua ressurreição ainda deu a grande comissão para seus discípulos, com a promessa de sua presença real entre eles conforme está registrado em Mateus 28:18-20 - “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.

             Jesus no corredor da morte.

            Jesus entra no corredor da morte, passa pelo Sinédrio, chega ao pretório e é mandado para Herodes. Retorna a Pilatos, é açoitado e coroado com espinhos e finalmente levado para morte de cruz, crucificado entre dois malfeitores. É quando as marteladas, uma após a outra, sem parar, sem piedade, sem compaixão, emitem um som fúnebre, que transmite o seguinte: - Aqui está alguém pagando sua culpaÉ Jesus Cristo sofrendo em seu lugar“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

            Nota: Jesus Cristo o único perfeito de Seu Pai que o enviou, se identificou com o nosso pecado, sem pecar, de modo que pôde carregar na cruz, nossa culpa e castigo. Em troca, os que n’Ele creem participam da sua perfeita justiça.

            Enquanto o som do martelo ressoa com o impacto nos cravos que vão prendendo Jesus na cruz, nos lembramos da mensagem de João Batista registrada em João 1:29 – “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

            Pancada após pancada. Enquanto Deus sofre pelo pecador, a Bíblia fala em 1 João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

            Enquanto o carrasco maneja o martelo, Deus garante ao pecador em Isaías 1:18 – “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

            Nota: As pancadas do martelo, transmitem o único desejo que Deus tem em relação ao homem pecador; a nós pecadores, conforme lemos em 1 Timóteo 2:3-5 – “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

            Nota: O sangue de Jesus Cristo foi derramado por todos nós. As pancadas do martelo na cruz, são em nosso benefício. Elas ressoam por toda a eternidade e devem ecoar em nossos corações e colocar em ordem a nossa vida com Deus. O Senhor Jesus virá como Salvador ou como Juiz.

             Encerrando:

            "Tudo está consumado."

            “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. João 19:30

            Palavra de vitória, tarefa (missão) cumprida após padecer as dores mais cruéis jamais impostas a algum homem sobre a terra.

            Diante desta obra de salvação tão maravilhosa, só nos resta expressar toda a nossa adoração, nossa gratidão a Deus Pai por ter enviado o seu Filho Unigênito (Único gerado por Deus), conforme lemos em João 3:16,17 – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

            A nossa adoração ao Pai Celestial deve ser conforme lemos em João 4:23,24 – “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

            Nota: Jesus é o Cordeiro de Deus, por ser Ele a singular provisão de Deus para salvação da humanidade. Os outros cordeiros, mesmo sendo oferecidos seguindo a ordem divina, eram cordeiros providos pelos homens, cada homem para a sua casa, e, só cobriam o pecado. Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que descobriu no Getsêmani e cancelou no calvário. Diferente de Caim que descobriu o que não pode cancelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário