Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 17 - As Martas e as Marias

  As Martas e as Marias

Lucas 10:38-42 – “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Diz a ela que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

 Conceitos:

            - Incompatibilizar = Tornar-se incompatível; desentender-se com; inimizar-se com (alguém).

     Introdução: Princípio de Autoridade.

            Podemos tirar deste acontecimento já no final do Ministério do Senhor Jesus, preciosas lições.

            O primeiro lar em Belém era o do nascimento de Jesus, assim como o lar em Betânia era o de sua morte.

            O lar em Betânia nos faz entender o que é um lar abençoado pelo Senhor e que nos serve como exemplo do lar que Ele realmente governa e no qual Ele tem prazer em se hospedar.

            No verso 38 – Jesus entrou numa aldeia que distava de Jerusalém quase quinze estádios (aproximadamente 2,67 km). Jesus não possuía casa. E entre seus amigos havia alguns que eram mais íntimos e esses Ele visitava com mais frequência.

Em João 11:5 lemos: “Ora Jesus amava a Marta, e a sua irmã e a Lázaro”Amor imutável.

Em João 14:23 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.

O que entendemos?

            - Jesus visitava a casa de Marta, e a sua irmã Maria e a seu irmão Lázaro.

            - Em João 14:23, Jesus fala de outra casa que não virá para uma simples visita, mas para fazer uma morada.

Marta o recebeu em sua casa.

Entende-se destas palavras que, Marta era a primogênita ou a mais velha e lhe coube o dever de receber o divino hospede em sua casa.

            Foi um dia inesquecível para Marta que o recebeu com a maior devoção, e, certamente não se esqueceu de oferecer-lhe água para lavar os seus santos pés, como não o fez Simão quando lhe rogou que comesse com ele; que criticou a mulher pecadora que regou os seus pés com lágrimas enxugando com seus cabelos. (Lucas 7:36-50).

            Marta se preocupou em fazer todo o possível para o conforto do precioso hóspedeAgindo com essa preocupação, mostra que o recebera no seu coração.

Que diferença do que lemos em João 1:11 – “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”.

Em Hebreus 13:2 – “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”. Marta sabia quem estava recebendo em sua casa. Será que nossos leitores já receberam o próprio Filho de Deus no lar? Na casa onde Ele entra, entra também divina comunhão. Onde quer que o Senhor entre, o milagre acontece. Aleluia!

Entra Salvação – Exemplo – Casa de Zaqueu.

Entra PAZ – Lucas 10:5 – “E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa”. Isto é o que fazemos neste momento entrando com a Palavra nos lares.

Em Lucas 10:6 – “E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós”. Se não aceitarem a paz do Senhor ela volta para nós, não podemos perdê-la na contenda.

Em Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

Exemplo a viúva de Sarepta. O pouco na obediência trás fartura nos dias de escassez.

     1)     Em Lucas 10:39 – Maria aos pés de Jesus, para gozar de sua doce comunhão, ouvindo as suas palavras.

2)     Em João 11:32 – Maria para receber Seu Inigualável Conforto por ocasião da morte de seu irmão Lázaro.

3)     Em João 12:1-3 – Para honrá-lo na Sua morte que se aproximava.

          Lucas 10:40 “Marta, porém andava distraída em muitos serviços”.

            Discernimento:

            - Não podemos esquecer que Marta, tanto como Maria era discípula amada pelo Senhor, como lemos em João 11:5 – “Ora, Jesus amava Marta e a sua irmã e a Lázaro”.

- Então Marta, não era carnal como alguns imaginam e falam, trazendo até certa confusão.

- Foi ela que recebeu Jesus e quem se interessava por seu conforto.

Muitas vezes o pregador se perde por não examinar com minúcias e em oração, o que pretende expor sobre determinado fato. No versículo 39, temos uma narrativa, sem sombra de dúvida ou variação que Marta antes de Maria estivera aos pés do Senhor, quando lemos: “... Maria, a qual assentando-se também aos pés de Jesus”.

            O que se entende:

          - Se Marta agora está preocupada e impaciente é porque quer mostrar sua devoção ao Mestre. No que entendemos, Jesus não diz que Marta na sua ansiedade, tinha perdido a coisa necessária, e não tinha mais parte naquilo que não podia lhe ser tirado.

            - A obra de Deus não pode subsistir sem as Martas e Marias.

            - São necessários os dois tipos de serviço no SENHOR. E os de um tipo não devem censurar os do outro tipo.

Primeiro: Ambos os tipos por serem humanos tem sua própria fraqueza, ou tentação.      

Vejamos cada um desses tipos:

            - Os do tipo Marta, são tentados a se descuidar da comunhão, exatamente na hora de servir ao Senhor e julga o que está sendo servido pelo Senhor.

            Nota: Servindo julgando o que está sendo servido. Ela servia porque já havia recebido do Senhor. Agora é Maria.

            - Os do tipo Maria, são tentados no Espiritual, a ociosidade, em coisas não práticas. Observação: (Contudo, isso não se diz respeito a Maria)

            - Exemplos vivenciados em nosso ministério:

Tipo de Maria – Companheiro que exercendo a nobre profissão de curar os enfermos, saíam da oração lamentando, porque tinham que cuidar dos enfermos.

O Senhor Jesus, entretanto, possuía os dois tipos no serviço da causa santa do Evangelho.

            Exemplo em Samaria: “O meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”.

Observação:

             - Imagina, uma crente na cozinha, que se esquece de descascar batatas, temperar a contento a alimentação. Esse tipo de crente tem que se lamentar diante de Deus.

 

         Lucas 10:40 – Que lição recebemos para o lar? Família? - “A boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Para os pais: Não deixeis qualquer negócio, nem qualquer divertimento e nem qualquer outro interesse vos desviar da leitura da Palavra Viva de Deus e na oração e atenção às vossas famílias.

            Exemplo: Não pode dirigir bem a Casa do Senhor aquele que não dirige bem a sua própria casa.

            Cuidado para não deixar nem por um dia o que é terrestre e transitório abafar nos vossos lares o que é eterno.

Me dirijo aos pastores e missionários dirigentes de nossas igrejas.

            - Edificai as vossas congregações não de lares que se desfarão calamitosamente, mas de lares que subsistirão eternamente, construído da boa parte que não lhes será tirada.

            Dessas experiências o que aprendemos?

            - De Maria: Sensibilidade para aprender do Senhor o que é prioritário e essencial para ampliar os seus conhecimentos. Maria desejava aprender mais e mais aos pés do Senhor, ouvindo a Sua Palavra.

            - Ouvir a Palavra é adquirir FÉ. “Quando o Senhor Jesus voltar, achará fé na terra?”

            - Tenhamos cuidado para ao nos preocuparmos com tantos programas, movimentos que é importante para a Igreja, venhamos a esquecer, que mais importante ainda é estar aos pés do Senhor Jesus priorizando o ouvir de Sua Gloriosa e Eterna Palavra; e que somente assim, podemos enfrentar todas as frustrações da vida.

Estar alicerçado na Palavra com humildade, sem nenhuma arrogância e com submissão, é se capacitar para adquirir perseverança para aguardar a solução de Deus nos mais diversos problemas, e, poder, para desfrutar de paz na angústia, sabendo que o Senhor é o nosso socorro bem presente.

            Ainda sobre Marta:

            Marta como irmã mais velha, exercia autoridade sobre a mais jovem Maria, mas essa autoridade cessaria diante da autoridade soberana presente Jesus.

            Diante da Palavra do Senhor, precisamos ser coesivos, isto é, unidos no Senhor como Cabeça. É quando renunciamos a nós mesmos, para nos ajustarmos à Sua Eterna e Imutável Palavra.

            Encerrando:

            - A igreja necessita das Marias e das Martas que são as duas ancoras da igreja. Precisamos ser coesivos em Cristo Jesus o Senhor. Somente assim, nos tornamos compatíveis, podendo coexistir e concordar um com o outro.

Na verdade, as Marias necessitam aprender das Martas e as Martas aprender das Marias. E ambas do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário