Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Estudo Bíblico - 02 - Jesus Cristo perante Pilatos

 Jesus Cristo perante Pilatos

Mateus 27:22 – “Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado!”

           O Presidente Pilatos desejava soltar Jesus em vez do criminoso Barrabás, mas isto os judeus não queriam. O mundo sempre prefere Barrabás em preferência a Jesus, pois ama os que são seus.

             Diferença entre Jesus Cristo e Adão.

- O primeiro Adão se achou culpado, mas queria desculpar-se.

- O Segundo Adão - Jesus, não tinha nenhuma culpa, contudo não fez qualquer defesa.

 Lemos em Isaías 53:6,7 – “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Os que mais glorificam a Deus são aqueles que sofrem com paciência.

O que notamos.

- A perfeita calma de Jesus perante um governador perplexo, e perturbado, sobre o silêncio de Jesus.

Lemos em João 18:35-38 – “Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.” (Declaração de inocência).

 Pilatos não esperou pela resposta. Na verdade, a Verdade não lhe interessava. Ele era fiel a Tibério Cesar, que achava poder elevá-lo ao poder. Mal sabia ele que o permanecer no pecado, não acha solução para os seus problemas.

 É uma preciosa advertência para nós; se não permanecermos nas Escrituras não acharemos solução para o que realmente necessitamos. PAZ e FÉ, sem nenhum vestígio de incredulidade, não dando crédito a dúvida que procura minar a confiança nas Escrituras.

Necessitamos crer na imutável Palavra de Deus. Não podemos ouvir a voz do Espírito, se chegarmos à Palavra, com preconceitos, seja qual for a sua origem.

NOTA:

Se quereis ouvir a voz do Senhor deveis calar a voz do pecado que te tenta.

Jesus é a fonte de água viva. Se chegares a Ele, com seu odre cheio, não conseguirás voltar para casa com água.

Há necessidade de esvaziamento do:

- Egoísmo, Egocentrismo, Egolatria.

            Exemplo: Apóstolo Paulo – Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

 Escolheram Barrabás, aquele que desonrava e desgraçava a nação, suscitando uma sedição para que Pilatos o soltasse e, prendesse e condenasse Jesus, que era a glória e a bênção para a nação, para ser crucificado.

Mateus 27:22 – “Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado!”.

Que estamos fazendo de Jesus chamado Cristo?

- Esfriando na fé, por ver crescer a iniquidade?

- Estamos entendendo que os açoites que Jesus sofreu, são os nossos próprios pecados?

 Certo homem escreveu:

“Não trabalhei para salvar minha alma;

Pois Jesus no calvário já me salvou;

Mas trabalhei de toda a minha alma;

Pelo QUERIDO que tanto me amou.”

 O poder da comunhão.

- Vencer a força da oposição.

Exemplo:

Atos dos Apóstolos 7 -

Estêvão – Suportou as dores das pedradas, porque o gozo dos céus era imensamente maior.

- Não fixou os seus olhos nas coisas transitórias da terra, mas nos céus.

- Estevão, cheio do Espírito Santo transbordava continuamente. (João 7:37).

- Os seus algozes religiosos com suas inúmeras formalidades, não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.

- Que os da Lei exaltando Moisés, se perdiam em seus próprios argumentos, porque Estevão não falou contra Moisés, como o acusaram e tinha o rosto brilhando como havia brilhado em Moisés na Lei. Aleluia!

Que estou fazendo de Jesus chamado Cristo?

Exemplo: - Zaqueu; - Os discípulos em Emaús; - O ladrão da direita.

Em resposta ao que Ele tem feito por nós?

- Jacó em Jaboque – “Não te deixarei ir, se não me abençoares.”

 Gênesis 32:24-31 – “Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”

Bispo Emir Castro de Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário