“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Provérbios 16:18
Entre todos os pecados, talvez o mais difícil de vencer seja o orgulho advindo do egocentrismo. O ego leva-nos a proteção de si mesmo e a dificuldade que muitos tem em admitir o erro e a inferioridade perante Deus e, principalmente, frente a outras pessoas.
O nosso maior inimigo (EGO)
É a comparação que torna uma pessoa orgulhosa: o prazer de estar acima ou ser melhor do que outra. Basta tirar o elemento competição que o orgulho se vai.
Para sabemos o quanto orgulhoso somos, basta observarmos o quanto desagrada que outros nos tratem como inferior ou se exibam na nossa frente. O orgulhoso, inevitavelmente, está em competição direta com o orgulho dos outros.
Outra situação que motiva o orgulho e a manutenção da honra e dignidade. Quantas guerras e mortes na história da humanidade não foram motivadas em nome da honra, não é verdade?
Olhamos para a história de Lúcifer e vemos exatamente isso. Para ele não bastou ser o querubim ungido, ter as vestes adornadas com pedras preciosas, andar sobre as pedras afogueadas e liderar a ministração de louvores a Deus. Ele queria ser mais do que Deus.
O orgulho é um câncer espiritual que corrói a possibilidade do amor, do contentamento e até do bom senso. O prazer não é ter ou ser, mas ter ou ser mais que a pessoa do lado.
Apesar da opinião de Deus ser a mais importante, o orgulho “diabólico” faz o orgulhoso achar-se tão superior aos outros que acha a opinião deles insignificante.
O prazer do elogio por algo feito não pode ser classificado como orgulho que estamos tratando aqui, porque a pessoa não se compraz naquilo que é, mas em ter agradado alguém que, pelos motivos certos, desejava agradar. O problema está quando a pessoa se sente superior às outras por isso.
Poderia aqui tratar desse assunto em centenas de linhas, contudo, o cristão é chamado a uma vida de humildade diante de Deus e dos homens. Para isso, creio poder dizer-lhe qual é o primeiro passo: é reconhecer o próprio orgulho. Se esse passo não for dado, nada mais poderá ser feito.
O melhor a fazer é seguir os passos do Sr.Jesus, que nos ensinou: Aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração.
A exaltação precede a queda,mas o humilde tem seu coração firmado na palavra de Deus!
Ótimo dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário