Pois só o amor de Jesus Cristo tem a Capacidade de dar Tudo que Você precisa para Ser Feliz!!
segunda-feira, 10 de abril de 2017
COMO SER UM OBREIRO APROVADO
COMO
SER UM OBREIRO APROVADO
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2.15
-Introdução: Poderíamos falar de vários tipos de funções de lideranças, como pastores, diáconos, presbíteros, cantores, pregadores, diretores de ministérios, líderes de células, etc. Mas qualquer um destes ‘cargos’ exige que o obreiro seja aprovado e vocacionado por Deus para realizar a obra.
Infelizmente muitas pessoas querem exercer funções de destaque, mas não querem passar pelas provas, que visam aprovar sua vida para realização da obra de Deus.
Como é um Obreiro Aprovado?
Vamos aprender como deve ser um Obreiro/a Aprovado/a:
1- Apresentar-se a Deus:
“Procura apresentar-te a Deus ...”
Em primeiro lugar, qualquer obreiro deve se apresentar a Deus. Se você deseja ser um pregador ou exercer qualquer tarefa na obra de Deus deve primeiro rogar ao Senhor da Seara que lhe envie para o ministério (Mateus 9.38). Apresente a Deus o desejo que tem de servir e coloque sua vida na presença do Senhor. Apresentar-se a Deus significa:
a) Ser convertido: João 3.5“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
É importante que o/ obreiro tenha de fato, nascido de novo, se arrependa de seus pecados e busque ser uma nova criatura (II Coríntios 5.17). Precisa conhecer e viver o evangelho de Cristo. Líderes não convertidos são, como Jesus disse", condutores cegos” (Mateus 15.14).
b) Vida de Oração: João 15.5“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
Uma Vida de oração é a melhor forma de se apresentar a Deus constantemente (Mateus 6.6). Quem deseja falar muito de Deus às pessoas deve primeiro falar muito das pessoas a Deus. Através da oração você aprende a viver na dependência de Deus (II Coríntios 12.7) e o Senhor permite situações que nos levem a depender do seu poder e nos humilhar para que Deus nos exalte (Lucas 14.11).
Apresente-se a Deus se convertendo e vivendo em oração!
2- Aprovado como Obreiro:
“aprovado, como obreiro ...”
Ser obreiro é servir (Marcos 10.45). Quando alguém se apresenta como obreiro, está se colocando à disposição para servir. Todo obreiro passa por testes. Primeiro Deus lhe dá algo pequeno para depois fazer crescer seu ministério. Se apresentar para servir significa: primeiro aprender ouvir.
a) Ser Obediente: Lucas 12.42,43 “Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim”.
O obreiro que deseja liderar uma congregação precisa antes de tudo ser antes "ser".
Ele precisa procurar desenvolver o seu chamado antes mesmo de ser nomeado para alguma função. Por exemplo :Se você tem desejo de ser evangelista, precisa ter a vocação e mesmo ainda de receber o título, precisa demonstrar amor pelas almas e evangeliza-las .
OBEDIÊNCIA :
O bom obreiro deve aprender a obedecer. Muitos líderes querem que seus liderados nas congregações sejam obedientes a ele, porém estes líderes não aprendem a obedecer a liderança que o designou para estar liderando. Se o líder for rebelde, suas ovelhas também serão rebeladas. Nossa obediência deve ser: à JESUS à Bíblia; ao Espírito Santo; ao pastor e principalmente aquele que foi colocado por Deus como anjo da igreja ao BISPO.
E assim não terá ,uma liderança imposta mas como exemplo do hungido de Deus; a liderança deve conquistada pelos seus atributos e dedicação.
Ele deve ser fiel Dizimista e ser comprometido com a igreja.
b) Fazer tudo por amor:Mateus 22.37
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.
Devemos fazer a obra do Senhor por amor e não ser profissional da fé.
Mas viver da fé.
O/a obreiro/, não deve ser movido apenas pelo ‘dever’ ou mesmo pelo prazer de participar, mas principalmente pelo amor e gratidão àquele que o salvou: Jesus Cristo que realizou sua obra na cruz com muito AMOR e alegria. Sendo assim, o obreiro precisa sentir PAIXÃO pelas almas, pois uma coisa é gostar de pregar, outra coisa é gostar das pessoas a quem se prega; Jesus sentia compaixão pelos perdidos (Mateus 9.35,36). Para Deus, a qualidade de tudo o que fazemos vem de nosso amor pela obra de Deus (Salmo 69.9).
O bom pregador é aquele que vive o que prega.
O Obreiro aprovado é obediente e faz tudo por amor!
3- Não ter de que se envergonhar:
“... que não tem de que se envergonhar ...”
O obreiro aprovado não tem do que se envergonhar. Nem mesmo teria do que se orgulhar, pois está realizando não a sua obra própria "EGO", mas servindo ao Senhor (I Coríntios 9.16). Não deve se envergonhar do evangelho (Romanos 1.16). Isso significa:
a) Testemunho de Vida: Atos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
O que você faz fala mais alto que suas palavras. Você está sempre sendo observado pelas pessoas. Por isso devemos vigiar sempre (Marcos 10.38). Não devemos escandalizar as pessoas (Lucas 17.1). O Espírito Santo é quem nos capacita para dar bom testemunho.
O bom obreiro cuida primeiro da família e assim tem bom testemunho para as almas que vai evangelizar.
b) Perseverança: II Timóteo 4.2 “Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno quer não”.
Muitos obreiros são inconstantes (Tiago 1.8) e por isso não conseguem terminar o que começam. Também devemos tomar cuidado com a sobrecarga de tarefas que impossibilita realizarmos nossa missão com perfeição (Mateus 11.28). (Eclesiastes 9.10). Há tempo para tudo (Eclesiastes 3.1). Descanse no Senhor e deixe que ele,o Senhor da Seara ,cuide daquilo que for difícil para você (Mateus 9.38). Evite fazer a obra do Senhor relaxadamente(Jeremias 48.10) (Efésios 5.16). O tempo não para, mas você não consegue fazer tudo. Existem problemas que se resolvem com o tempo. Organize sua agenda e trabalhe!
Não seja envergonhado pela falta de testemunho ou de perseverança!
4- Maneja bem a Palavra da verdade:
“... que maneja bem a palavra da verdade”.
O mínimo que se requer de qualquer obreiro é que conheça a Bíblia. Tudo o que fazemos precisa estar baseado na Palavra para ser bem-sucedido (Lucas 5.5). Para isso o obreiro precisa:
a) Ser estudioso das Escrituras: Salmos 1.2 “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.
O Obreiro deve estudar muito a Bíblia. A Bíblia é a autoridade suprema e o material de trabalho do obreiro . Além disso, o obreiro deve crer naquilo que prega, pois “a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo!” (Romanos 10.17). Como obreiro deve ter fundamentação bíblica e doutrinária (I Timóteo 1.7).
b) Buscar Capacitação:Marcos 3.13-15 “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios”.
Jesus chamou seus discípulos e os capacitou para realizar sua obra. A capacitação deve ser espiritual, física e emocional (I Tessalonicenses 5.23). O obreiro deve estar aberto com humildade para aprender sempre (Provérbios 27.6). O discípulo é alguém ensinável, um aprendiz. Quando buscamos capacitação alcançamos Visão Missionária (João 4.35). Nunca perca a visão de seu chamado e das vidas que Deus lhe deu. Não copie o que os ministros de outra denominação estão fazendo, pois infelizmente nem todos dão exemplo de verdadeiros homens de Deus. Busque a visão de Deus para sua vida, e seja um imitador do melhor ministro que existe "JESUS".
Se desejar acompanhar alguém e imitar, que seja o seu LÍDER que foi designado por Deus (no caso da COPVN, o Bispo ) .
O Obreiro Aprovado é um estudioso das Escrituras e busca capacitação!
Seja um obreiro aprovado!
-CONCLUSÃO:
Saiba que para você se tornar um obreiro aprovado, certamente passará por muitas provas. Primeiramente será provado por Deus a quem deve se apresentar colocando sua vida em sua presença para ser um verdadeiro convertido e também viver em oração na presença do Senhor. Depois você deve ser dispor como obreiro para servir a obra de Deus sendo obediente e fazendo tudo por amor. Então terá que tomar cuidado com sua vida para não ter de que se envergonhar através do seu testemunho de vida e da perseverança em tudo o que fizer. Por fim deve buscar ser conhecedor das Escrituras Sagradas (BÍBLIA ), lendo a Palavra, e pedindo a Deus a revelação constante da mesma.
Todo obreiro passa por provas para ser avaliado pelo Senhor!
Dê a JESUS o seu melhor!
A paz do Senhor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário