Translate

OUÇA AGORA A RADIO VIDA

Pesquisar este blog

SITE DA RADIO VIDA WEB - CLIQUE NO LOGO DA RADIO

SITE DA RADIO VIDA WEB  - CLIQUE NO LOGO DA RADIO
LOUVOR EM ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!

segunda-feira, 26 de junho de 2023

ESTUDO BÍBLICO - 05 - Tu sabes tudo Senhor!

 

Tu sabes tudo Senhor!

            “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-meSimão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-meE disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”  João 21:15-17 (Grifo nosso)

            Nota:

           Simão entristeceu-se pelo Senhor lhe ter dito pela terceira vez, “amas-me?” Simão deve ter se lembrado de quanto mais o Senhor se entristecera por lhe ter negado três vezes.

            Amas-me?

            Pergunta fundamental que é feita também a nós.

        O Senhor não perguntou a Pedro se ele estava arrependido de seus feitos, prometendo que jamais lhe negaria. Ou ainda que reconhecesse que era grave a ofensa cometida. Porém, simplesmente perguntou: Amas-me? Assim aprendemos que o amor do Senhor Jesus Cristo é que distingue o crente do descrente.

            Enquanto os fariseus pediam as formalidades, os filósofos, amantes da ciência geral dos seres, dos princípios e das causas, procuravam aprimorar o raciocínio, distante da compaixão divina, sem apresentar os seus corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Enquanto o paganismo exige, romarias, cultos, ofertas e sacrifícios humanos. O Senhor Jesus Cristo diz: “Dá-me o teu coração!”

            Mateus 22:36,37 – “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

           Apocalipse 2:4 – “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

            Nota:

            Necessitamos notar como a pergunta “amas-me?”, é profundamente penetrante.

           O Senhor Jesus não perguntou: - Crês no que eu falo?, ou: queres me servir?, ou: vais me obedecer?  Porque tudo isso pode ser feito sem o amor.

            1 Coríntios 13:1-3 – “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”

            O Senhor Jesus, nos leva a sondar a verdadeira e profunda fonte, de onde provém todas as coisas.

            Como seria difícil a nossa resposta, se o Senhor nos perguntasse: Tu realmente crês? Ou: Estás convertido? Ou: Tens fé? Ou Tens o Espírito, ou: Estás santificado? Ou:  Estás justificado? Todavia quando pergunta “amas-me?”, mesmo uma criança pode responder os sentimentos de seu coração.

            Reflexão: É possível que muitos crentes, apesar de amarem a igreja, a vida moral, a justiça, o povo de Deus, não amarem ao próprio Senhor Jesus.

            Nota:

            Não sentem como deviam sentir, a falta de não poderem passar uma hora pelo menos da manhã em plena comunhão com Ele, e não se entristecem quando ouvem um nome tão preciosos sendo blasfemado pelos homens, como temos presenciado nesses últimos dias.

            A pergunta é prática: Pedro podia lembrar de sua própria fraqueza e da gratidão que sentia para com Jesus pelo perdão que havia alcançado, podia melhor compadecer-se dos fracos e não julgá-los.

            Podemos destacar duas verdades absolutas:

            a) Ninguém é suficientemente idôneo para alimentar os cordeiros de Cristo, nem cuidar de Suas ovelhas, sem no íntimo amar o Senhor.

            b) O inequívoco amor para com o Senhor Jesus que se manifesta na atenção, na ternura, no cuidado fiel para com Suas ovelhas. É entender que quando o Senhor Jesus disse: “Apascenta as minhas ovelhas”, queria que Pedro as alimentasse com a preciosa Palavra de Deus; com o Pão da Vida, do que o homem necessita comer para não morrer.

            João 5:39 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

            Nota:

            O Senhor Jesus Cristo pode desculpar a nossa falta de instrução e  a nossa falta de fé, mas jamais a nossa falta de amor. Um coração sincero e amoroso é indispensável.

            Amas-me mais que estes?

            - Amas-me mais do que amas estes teus irmãos?

            - Amas-me mais do estes, teu barco e tuas redes?

          - Abandonas-te todos e tudo, para proclamar as Boas Novas do Evangelho, mas queres voltar agora para estes?

            Notemos a reação de Pedro ao que Senhor lhe disse em Mateus 26:31-33 – “Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galileia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.

            Há duas coisas que o Senhor Jesus Cristo anela ver nos Seus discípulos: AMOR e HUMILDADE.

           Pedro negou a Jesus três vezes. Mateus 26:69-74 – “Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denúncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.

            Mateus 26:75 – “E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

            Agora podemos observar como Pedro, humilhado não queria afirmar mais com orgulho sua grande devoção para com o Senhor Jesus. A Palavra do Senhor é inquestionável.

            Nota:

          Como aprendemos com a manifestação da humildade de Pedro. “Tu sabes tudo, Senhor.” É a graça do Senhor Jesus.

           Encerrando, aprendemos que para apascentar o rebanho do Senhor, é necessário lhes fornecer a comida de maneira que a possa digerir conforme lemos em 1 Coríntios 11:23,24 – “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.”

            Como receber do Senhor senão dermos atenção ao que Ele fala em Apocalipse 22:18-21 – “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.


Estudo: Bispo Emir Castro de Macedo - Fundador e Presidente Internacional da COPVN

ESTUDO BÍBLICO - 06 - Jesus Cristo é o Único Fundamento de sua Igreja

 

Jesus Cristo é o Único Fundamento de sua Igreja

            “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. “Mateus 7:24-29“Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18

            Introdução     

            Consideremos Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

            E a indagação é:

            O Senhor Jesus está ocupando todo o espaço na igreja?

            Você está levando a sério toda a Palavra de Deus?

            Ela está sendo usada como orientação exclusiva?

            Está dizendo “Amém” a toda a Palavra de Deus?

            Não está disposto a fazer concessões?

            Somente assim impediremos a penetração de doutrinas e comportamentos, verdadeiras críticas à Palavra de Deus e um cruel desrespeito à Pessoa do Senhor Jesus Cristo, que enfatizou: “Eu sou a Verdade...” – João 14:6. E em João 14:23 – “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

            Conclamo-o à renovação de uma atitude compromissada e coerente diante do ensino da Palavra de Deus, o que significa nos deixarmos determinar pela Palavra e nunca por tradições ultrapassadas e adaptações humanas. Ele virá como aquele que não permite nenhuma transigência diante da SUA PALAVRA e que julgará de acordo com a Palavra de Deus, porque o seu nome se chama a Palavra de Deus – Apocalipse 19:13.            Portanto,

Não pode existir abismo entre Jesus e a Sua Palavra.

            O herói do Gólgota é fiel e verdadeiro, por isso, orientações e tradições humanas não podem ser colocadas acima da autoridade da Bíblia.

            Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato...”

            Convido-o a tomar a posição de vigilante, porteiro, para escutar Suas batidas e deixar entrar, agora, Aquele cuja vinda está próxima.

             Para meditação e estudo:

            Mateus 13:3-23 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

            E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.”

 

         Tempos difíceis para a Igreja do Único Fundamento

            Vivemos numa época tão difícil, em que as transições são sentidas em todos os parâmetros da humanidade, quer social, político, econômico-financeiro, com grande influência no procedimento religioso, ocasionando adaptações, misturas e imitações que culminam com o afastamento dos requisitos morais e espirituais exigidos por um Deus Santo que anela por uma sociedade dos seus escolhidos, que andam com ele. Com toda humildade que o Senhor Jesus Cristo, pelas suas infinitas benignidades, possa me conceder, quero ser como Enoque, o retrato do homem justo, que não teve o hábito de errar o alvo, nem se desviar da estrada estreita e apertada. Andemos com Cristo.

            A Palavra de Deus é imutável. Ele é o que é – Apocalipse 22:18-19 - “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

            O caráter, conduta e destino do homem de Deus são errados, quando prefere ter a Palavra de Deus fora de sua vida. Torna-se, então, como palha sem valor algum, ao sabor do vento; inseguro, sem nenhuma esperança de permanecer na verdadeira obra do Espírito. É sem fruto, sem vida, podendo desfrutar no presente de uma aparência enganadora, todavia sua ruína é inevitável, uma vez que não possui alicerces, se constituindo numa casa construída sobre a areia. CORRE SEM LUZ NO ANOITECER DA VIDA, e, de repente, vê-se perdido na escuridão da noite, entrando num deserto infinito, sem fronteiras. Recusa-se a um olhar introspectivo nos recônditos de seu coração, para não se surpreender com as mazelas morais que ali se escondem. Quanta sensualidade, quanta vilania, quanto egoísmo, quanta inveja e quanta torpeza aninhados! Contudo, a vereda do justo, conforme Provérbios 4:18“É como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

O caminho do justo desemboca na vida eterna.

            A Palavra de Deus deve ser o nosso espelho; devemos olhá-la sincera e francamente. Deixemos que a Palavra de Deus atue como uma radioscopia, e que os raios, incidindo sobre nós, mostrem o seu real julgamento. Assim, permitimos que o Espírito Santo estanque o mal e haja cura interior. Dessa forma, podemos enfrentar as tempestades da vida com a convicção de que possuímos um poderoso suprimento de riquezas depositado para o nosso uso, proporcionando que as raízes de nosso viver cheguem bem fundo, até alcançar os vitais lençóis de água viva, que nos darão a necessária persistência para a hora da provação.

            Não devemos negar a Palavra do Espírito, trocando-a pelos conceitos humanos.

            Nestes dias calamitosos, há muitos corações confusos. Eles tentam encontrar uma solução rápida e fácil; ignorando os preceitos divinos, sua paciência, sua infinita sabedoria e o intenso cuidado como Pai celestial pelos filhos. Os homens buscam o auxílio dos outros homens e, nada encontrando, buscam as forças do mal, envolvendo-se nas malhas do maligno. Entretanto, a Palavra de Deus, que não falha, nos afirma que Satanás é um inimigo derrotado. O Senhor Jesus Cristo o derrotou na cruz do Calvário, morrendo em nosso lugar. Não existe maior amor do que este. Os que dão crédito à mentira e ao engano são adeptos do adversário que é chamado pai da mentira. As armadilhas começam com o descrédito à Bíblia, a crítica à verdadeira obra da Palavra e do Espírito. Para onde iremos nós, Senhor, bradavam angustiados os discípulos, se só tu tens palavras de vida eterna?

            Sim, amado, para onde iremos?

            Somente Ele dá paz, sossego, tranquilidade e perdão completo de todas as nossas faltas. Romanos 8:1 - “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”

            O livramento dos males do presente século vem através de uma só pessoa: Jesus Cristo, o único Senhor e Salvador.

            Felizes são os que NELE confiam. Não devemos exigir do Senhor um dilúvio de emoções. Não nos aproximemos dele com um juízo previamente formado a respeito daquilo que desejamos e determinamos, porque Deus sabe melhor do que nós, o que nos deve dar. Aceitemos mansamente o que Ele julgar melhor. Paulo teve tão admiráveis manifestações de coisas espirituais, que necessitou de um espinho na carne para não se exaltar e entender que em tudo devia dar graças.


Estudo: Bispo Emir Castro de Macedo - Fundador e Presidente Internacional da COPVN.